12/02/2011

MARIKO MORI - ONENESS


MIKO NO INORI VIDEO, 1996
Video 
Exhibition copy
Courtesy of Collection of Jeffrey Deitch, USA


TRANSCIRCLE 1.1 meter, 2004
Stone, Corian, LED, real-time control system
Corian statue each: 110 x 56 x 34 cm (x 9 statues)
Pea gravel diameter: 336 cm
Courtesy of SCAI The Bathhouse, Tokyo


WAVE UFO MODEL, 2002
Lucite, 40.6 x 40.6 x 96.5 cm
Base: elliptical 100 cm high x 65 x 45 cm
Courtesy of Collection of Jeffrey Deitch, USA


ONENESS, 2003
Technogel, acrylic, carbon fiber, cast aluminum, magnesium
Each Figure: 135 x 75,6 x 37, 4cm
Courtesy of Victor Pinchuk Foundation, Kiev


EMPTY DREAM 1995
(reprodução 2010)


Wave UFO


Mariko Mori é parte do grupo de figuras emblemáticas da arte contemporânea internacional, com obras de estética única e uma trajetória de quase vinte anos marcada por constantes transformações estilísticas.
Os primeiros trabalhos, dos anos noventa, a une ao universo neo-conceitual através de sua experiência no mundo da moda. Em suas obras ela encarna figuras irreais e futuristas, personagens que assumem identidades alheias. São adolescentes mecânicos ou mulheres cibernéticas retratadas enquanto cumprem seu desejo performático. Ela se vale da linguagem da arte contemporânea e sua natureza espetacular, usando a fotografia, o vídeo e a tecnologia de ponta para alcançar uma imagem própria e particular. Mori produz belas e pequenas narrativas, situando-as em atmosferas oníricas e surrealistas próprias do Neo Pop, para fundi-las em cenários iconografia budista. Replica sua própria imagem em distintos espaços urbanos do Japão, encenando posturas e gestos sensuais de elegância fria, ao mesmo tempo identificando-os a sua cultura de pertencer, uma identidade de seres ciborgues que transitam pelos territórios entre tradição e modernidade.
Num  segundo momento da obra, a artista busca a concretização de suas próprias visões ideais, projetando seu imaginário em ambientes manipulados pelos recursos digitais e fotográficos a disposição.  Empty Dream exemplifica sua vontade de instaurar territórios metafóricos,  assim como a serie Esotiric Cosmos, onde sua própria imagem assume uma presença divina longe de qualquer tempo e lugar. Aqui, o individuo interpreta uma nova consciência de si mesmo, a busca por uma dimensão espiritual que lhe outorgue felicidade e serenidade. O vídeo, outro de seus meios de expressão, materializa seus sonhos com surpreendente realidade, transportando a imagem asiática da fotografa em representações mágicas em movimento. Kumano, Miko No Inori e Nirvana superam os limites conhecidos entre espaço e tempo.
A partir dos primeiros anos do século XXI, sua própria imagem se desvanece gradativamente dentro da obra, ate desaparecer completamente, sendo substituída pela arquitetura e seu contexto, promovendo novos espaços – físicos e mentais – como alegoria do corpo. Os Protagonistas que encarnam o ato performático serão os próprios espectadores, formando assim uma nova  realidade  da obra,  enquanto a arquitetura assume diversos cenários, como galáxias, ciberespaços ou universos desconhecidos. Obras de grande impacto correspondem a este período, como o grupo escultórico Oneness composto por seis figuras de um mundo desconhecido. Ao abraçá-los, os alienígenas abrirão os olhos, enquanto sentiremos o batimento de seus corações.
Wave UFO,  presente na Mostra brasileira, nos convida a uma experiência interativa. Uma obra que integra imagem, som e performance. Por meio de tecnologia de navegação avançada, ela interpreta visualmente as ondas cerebrais dos participantes em formas orgânicas, projetando-as no casco interno da obra, como se fosse um planetário. Eletrodos fixados em nossas cabeças serão os encarregados de nos conectar entre nos e a maquina, lendo nossas ondas cerebrais em tempo real. Em instantes, descobriremos que as imagens são uma partitura de nossos pensamentos e emoções.
Nicola Goretti - curador


Centro Cultural Banco do Brasil Brasilia - DF
Exhibition
25th of january to 3rd of april 2011
free entry

Nenhum comentário:

Postar um comentário